Quem nunca se divertiu quando criança em peças de teatro que apresentavam fantoches, não sabe o que é poder estar em um mundo de fantasia e de grande percepção sobre a história que está sendo mostrada.
Poder perpetrar isso em sala de aula pelos docentes pode ser o grande diferencial para poder ligar a atenção das crianças sobre qualquer assunto. Conta-se que os primeiros fantoches foram as nossas próprias mãos quando, ainda na Idade da Pedra, à luz das fogueiras os homens usavam as sombras projetadas nas paredes para formar o semblante de animais, para contar histórias. Desde então, os fantoches se espalharam por todo o mundo e até chegaram a fazer sucesso na TV com séries como “Os Muppets” e “Vila Sésamo”.
Por diversas razões os educadores podem trazer os fantoches para as escolas, ruas e lares, utilizando todo o potencial que eles carregam, em seu mundo mágico, para ajudar a promover o desenvolvimento integral dos alunos. Podendo usar materiais baratos, e até mesmo usados ou reciclados, mostrando para as crianças a importância da sustentabilidade por exemplo.
Pensando nisso, as professoras Analídia e Darla do Jardim II – B realizaram uma aula com fantoches na última sexta-feira (04/08) na qual apreenderam a atenção doa alunos que ficaram encantados.