Que tal começar o ano com novas práticas? O início do ano letivo pode ser uma oportunidade para rever estratégias e apostar no potencial de cada aluno. Para inspirar essa mudança, nada melhor do que um caso de sucesso do Diário de Inovações. Em 2017, a publicação mais lida do Porvir foi a experiência da professora Sandra Cristina da Silva Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), que criou um caderno de elogios para valorizar a autoestima dos alunos.
Há dez anos, Sandra adota palavras positivas e frases afirmativas para que as crianças possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses. A prática é inspirada na pedagogia da Seicho-No-Ie, que sugere extrair a capacidade inata de cada um e manifestar o potencial dos estudantes.
Leia mais: Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos
Ela aconselha que o caderno de elogios seja usado diariamente ou uma vez por semana, conforme a disponibilidade do professor. Cada criança pode criar o seu caderno ou o educador pode montar um para a classe inteira. Todas as formas são bem-vindas e o que vale é valorizar a autoestima dos alunos por meio de elogios.
Para inspirar outros professores, Sandra compartilhou o passo a passo da atividade:
- Reúna os materiais necessários
2. Peça para os alunos decorarem o caderno
4. Oriente que elogiem outras pessoas
5. Use palavras positivas e frases afirmativas
7. Desenvolva outras atividades para reforçar o trabalho com elogios