7 etapas para criar um caderno de elogios para os seus alunos

Compartilhe!

Que tal começar o ano com novas práticas? O início do ano letivo pode ser uma oportunidade para rever estratégias e apostar no potencial de cada aluno. Para inspirar essa mudança, nada melhor do que um caso de sucesso do Diário de Inovações. Em 2017, a publicação mais lida do Porvir foi a experiência da professora Sandra Cristina da Silva Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), que criou um caderno de elogios para valorizar a autoestima dos alunos.

Há dez anos, Sandra adota palavras positivas e frases afirmativas para que as crianças possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses. A prática é inspirada na pedagogia da Seicho-No-Ie, que sugere extrair a capacidade inata de cada um e manifestar o potencial dos estudantes.

Leia mais: Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos

Ela aconselha que o caderno de elogios seja usado diariamente ou uma vez por semana, conforme a disponibilidade do professor. Cada criança pode criar o seu caderno ou o educador pode montar um para a classe inteira. Todas as formas são bem-vindas e o que vale é valorizar a autoestima dos alunos por meio de elogios.

Para inspirar outros professores, Sandra compartilhou o passo a passo da atividade:

  1. Reúna os materiais necessários

Para começar, tente reaproveitar materiais. Separe folhas de rascunho para montar um caderno. Escolha o tamanho desejado e corte os papeis de maneira organizada, de modo que todos os lados não utilizados estejam virados para cima. Prenda os papeis com o grampeador ou use um furador de papel para amarrar fitas.

2. Peça para os alunos decorarem o caderno

Estimule a criatividade dos alunos, pedindo que eles confeccionem uma capa personalizada. Ela pode ter colagens, tecidos ou até mesmo desenhos feitos pelas crianças.
3. Sugira que eles comecem o caderno com um autoelogio

Como primeira atividade, estimule que os alunos valorizem suas qualidades. Peça para eles escreverem elogios para si mesmos, tentando reconhecer o potencial que existe em cada um.

4. Oriente que elogiem outras pessoas

Em seguida, oriente os alunos a escreverem elogios para outras pessoas, que podem ser membros da família, funcionários da escola ou colegas de classe.

5. Use palavras positivas e frases afirmativas

Incorpore o trabalho com o caderno de elogios no dia a dia da sala de aula. Além de estimular que escrevam no caderno, tente sempre usar palavras positivas e frases afirmativas com os alunos.
 6.Compartilhe o caderno de elogios com as famílias

A ação também pode extrapolar a sala de aula. Peça para as crianças levarem seus cadernos para casa e compartilharem seus elogios com os familiares. Na reunião de pais, também faça elogios sobre as crianças para os seus responsáveis.

7. Desenvolva outras atividades para reforçar o trabalho com elogios

Potencialize o trabalho de valorização da autoestima das crianças com outras ações. Você pode criar um mural para o correio da amizade, onde elas compartilham cartas e mensagens positivas com os colegas. Outra sugestão é elaborar um pote da gratidão para cada aluno escrever em pequenos papéis as suas conquistas ou celebrações pessoais.
 Fonte: Agência Brasil