Com a preocupação de formar cidadãos para além das competências acadêmicas, é fundamental o acompanhamento psicossocial dos alunos. Dessa forma, o desenvolvimento de potencialidades, problematização e reflexão de questões que perpassam a formação são devidamente acompanhados e facilitados.
De acordo com as atribuições profissionais do psicólogo no Brasil, determinadas pelo Conselho Federal de Psicologia em 1992, a atuação do profissional de Psicologia no contexto escolar é voltada para a facilitação da compreensão e modificação do comportamento de educandos e educadores em relação aos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando também as relações e processos interpessoais. A esse profissional também compete promover intervenções psicopedagógicas individuais ou grupais, visando a promoção da qualidade, valorização e democratização do ensino.
Para tanto, utiliza os conhecimentos da Psicologia de maneira a colaborar com a reflexão e análise de papéis desempenhados pelos professores. Trabalhos com comunidade escola são desenvolvidos objetivando: a facilitação da expressão e resolução de possíveis dificuldades que prejudiquem o desenvolvimento de uma relação saudável por parte dos integrantes da comunidade escolar; a elaboração e execução de atividades voltadas para o ensino de modo que, através de uma ação interdisciplinar favoreçam a aprendizagem; o planejamento, a execução e a identificação das características dos envolvidos nos processos pedagógicos.
Dentre a lista de atribuições já citadas, é interessante destacar que o profissional de Psicologia desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente. Tendo como objetivos contribuir para o desenvolvimento, integração e reflexão de questões de interesse da comunidade escolar, com a formação e atuação de alunos e professores. Desta forma a orientação educacional realiza-se com atividades em grupo, orientação individual, trabalhando também a motivação, a autoestima e apoio aos professores e demais profissionais da comunidade escolar; o IEDQ conta com a Psicóloga Maria Aparecida Araújo.